Novo concurso para Diplomata deve sair em breve

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) trabalha na elaboração do edital para o próximo concurso da carreira de diplomata que será organizado pelo Cespe/UnB, conforme contrato assinado em agosto do ano passado.
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, os preparativos para a divulgação do edital estão em sua fase final, mas ainda não é possível precisar a data de publicação. O concurso de 2012 foi homologado no dia 3 de setembro e tinha validade de 90 dias, sem possibilidade de prorrogação.
A assessoria afirmou também que o MRE não divulga o número de vagas para o concurso antes da publicação do documento oficial, mas a julgar pela última seleção, deverão ser ofertadas cerca de 30 oportunidades.
Um projeto de lei, sancionado no primeiro semestre do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, criou 400 cargos de diplomata para serem providos gradualmente.
Para concorrer, os candidatos devem ter nível superior em qualquer área do conhecimento. O salário inicial da carreira, hoje, está em R$ 12.962,12.
O diplomata é o servidor responsável por atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.
O concurso é composto por quatro fases: prova objetiva com questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional político; prova escrita de português; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional político; e provas escritas de espanhol e francês.
Os aprovados ingressam no curso de formação do Instituto Rio Branco, que tem duração média de 18 meses. Nesta fase, o candidato já é admitido ao setor público como secretário de 3ª classe e faz jus à remuneração inicial da carreira.

Mais vagas

O Congresso Nacional aprovou, em março do ano passado, a lei 12.601/2012 criando 893 cargos de oficial de chancelaria. A expectativa é de que haja um novo concurso ainda neste ano. O cargo exige nível superior e o salário inicial é de R$ 5.858,53. A última seleção foi em 2008 e contava com 150 ofertas.

Fonte: LFG

0 Comentario "Novo concurso para Diplomata deve sair em breve"

Postar um comentário