Receita divulga distribuição de vagas para auditor-fiscal

 
A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (25), no "Diário Oficial da União", a distribuição das 200 vagas para auditor-fiscal. O resultado final do concurso foi publicado  na última sexta-feira (22).
Os aprovados deverão realizar, até o dia 28 de fevereiro, as opções pelo preenchimento das unidades de exercício da Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio de formulário próprio disponível na página www.esaf.fazenda.gov.br.

A distribuição das vagas será feita, após a manifestação dos candidatos em formulário próprio, e observará, rigorosamente, a ordem de classificação no concurso. A região Norte do país concentra o maior número de vagas, sendo que só nos estados do Amazonas e de Rondônia são 80 vagas no total.
Para o Distrito Federal são 13 vagas; em Mato Grosso são 7 vagas: 6 em Cuiabá e 1 em Cáceres; em Mato Grosso do Sul são 25 vagas: 4 em Mundo Novo, 12 em Corumbá e 9 em  Ponta Porã; no Pará são 21 vagas: 1 para a 2ª SRRF, 1 para Belém, 3 para Santarém, 2 para  Óbidos, 11 para Marabá, 2 para Porto de Belém e 1 para Barcarena; no Amazonas são 48 vagas: 11 para Manaus, 1 para Itacoatiara, 32 para Porto de Manaus, 4 para Tabatinga; no Acre são 15 vagas: 5 para Rio Branco, 7 para Brasileia, 1 para Cruzeiro do Sul e 2 para Assis Brasil; no Amapá são 10 vagas: 6 para Macapá, 3 para Oiapoque e 1 para Santana; em Rondônia são 32 vagas: 12 para Porto Velho, 9 para Guajará-Mirim, 7 para Ji-Paraná e 4 para Vilhena; em Roraima são 9 vagas: 4 para Boa Vista e 5 para Pacaraima; no Maranhão são 2 vagas para Imperatriz; em São Paulo são 6 vagas para Osasco; no Rio Grande do Sul são 12 vagas: 1 para  Porto Xavier, 5 para Uruguaiana, 1 para Itaqui, 3 para São Borja, 1 para Quaraí e 1 para Santana do Livramento.

A Receita Federal divulgou na sexta-feira o resultado final do concurso para 200 vagas de auditor-fiscal. O resultado foi divulgado após pronunciamentos da banca examinadora sobre os recursos apresentados quanto ao resultado da análise dos documentos referentes à sindicância de vida pregressa.
O resultado traz a relação dos candidatos habilitados e classificados até o número de vagas oferecido e a relação dos candidatos habilitados e classificados até o número máximo estabelecido no Anexo II do Decreto n. 6.944/2009.
O conteúdo dos pareceres referentes ao indeferimento ou não dos recursos apresentados quanto ao resultado da análise dos documentos referentes à sindicância de vida pregressa estará à disposição dos candidatos no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, exclusivamente durante os 2 dias úteis seguintes ao quinto dia subsequente à publicação do resultado final.
Com a homologação do resultado final do concurso público, a validade do concurso passa a contar a partir do dia 22 de fevereiro. O prazo de validade do concurso é de 6 meses, prorrogável por igual período.
A cerimônia de posse coletiva dos candidatos aprovados, que está prevista para ocorrer no próximo dia 18 de março, será realizada de forma descentralizada, na unidade para a qual o candidato for nomeado, em horários e locais a serem divulgados oportunamente, após publicação da autorização de nomeação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Concurso
O concurso da Receita Federal oferece 950 vagas de analista-tributário e auditor-fiscal. Os salários são de, respectivamente, R$ 7.996,07 e R$ 13.600. Para participar da seleção, os candidatos deveriam ter nível superior em qualquer área.

Para as 750 vagas para analista-tributário foram 93.692 inscritos - para as 700 vagas na área geral foram 89.791 concorrentes (128,27 por vaga) e para as 50 vagas na área de informática foram 3.901 (78,02 por vaga). Do total, 712 são para ampla concorrência (88.100 inscritos) e 38 para deficientes (5.592 inscritos). Já para auditor-fiscal foram 26.313 inscritos para as 200 vagas (131,56 por vaga). Para as 10 reservadas para deficientes foram 441 inscritos. A abstenção nas provas foi de mais de 40%. As provas objetivas foram realizadas nos dias 22 e 23 de setembro.
De acordo com o edital, os aprovados no concurso atuarão nas unidades centrais da Receita Federal, em Brasília ou nas unidades descentralizadas. Os locais de atuação serão conhecidos após a aprovação no concurso. Após tomarem conhecimento da distribuição das vagas, os aprovados poderão manifestar, no prazo fixado pela organizadora do concurso, a Esaf, as opções para preenchimento, que observará, rigorosamente, a ordem de classificação na primeira etapa do concurso.
Os candidatos nomeados e empossados não terão sua lotação alterada por um período mínimo de 3 anos, salvo por concurso de remoção ou por interesse da administração.
Os concursos têm validade de 6 meses e podem ser prorrogados pelo mesmo período.

Analista-tributário
A primeira etapa da seleção é composta por prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos e prova dissertativa. A segunda etapa engloba a sindicância da vida pregressa.

A prova de conhecimentos gerais cobrou as disciplinas de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativa, direito constitucional e administrativo e administração geral. A prova de conhecimentos específicos geral teve questões de direito tributário, contabilidade geral e legislação tributária e aduaneira. Já a prova de conhecimentos específicos na área de informática teve perguntas de direito tributário, contabilidade geral e informática.
Receita Federal (Foto: Divulgação) 
Receita Federal (Foto: Divulgação)
Auditor-fiscal
A primeira etapa é composta por prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos I, prova objetiva de conhecimentos específicos II e prova dissertativa. A segunda etapa é composta de sindicância da vida pregressa.

A prova de conhecimentos gerais teve questões das disciplinas de língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo, direito civil, penal e comercial e administração geral e pública. A prova de conhecimentos específicos I cobrou as disciplinas de direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e auditoria. A prova de conhecimentos específicos II teve perguntas de contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira.

Últimos concursos
Os últimos concursos para analista e auditor foram realizados em 2009 e organizados também pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) - 77,9 mil disputaram 450 vagas de auditor e 81,3 mil se inscreveram para 700 vagas de analista.

Naquele ano, o G1 preparou uma série de reportagens com dicas de preparação para as provas para auditor - leia aqui.
Especialistas são unânimes em dizer que, devido ao conteúdo extenso de disciplinas e exigência de conhecimento aprofundado das matérias, a preparação para o concurso é de médio a longo prazo (mínimo de seis meses). Quem decidir se preparar agora deve avaliar os seus conhecimentos, a sua formação e o tempo disponível para estudo e estar ciente de que terá de competir com candidatos que vêm se preparando há anos.
A Receita Federal costuma chamar todos os aprovados no concurso. No concurso de 2009, foram chamados 225 aprovados a mais do que o número de vagas para auditor. No caso dos analistas, foram 25 aprovados a mais.

0 Comentario "Receita divulga distribuição de vagas para auditor-fiscal"

Postar um comentário